1808
Surgimento da tipografia no Brasil
Duas novidades de origem chinesa revolucionaram a história da impressão: o papel e a xilogravura (e também xilografia), a fase de impressão anterior à tipografia que consiste em imprimir imagens e textos por meio de pranchas de madeira gravadas em relevo. Seu emprego na Europa começou no século XV, com a ilustração de cartas de trabalho e manuscritos de origem religiosa.
A tipografia veio logo a seguir, também usando o mesmo método de impressão em relevo. Enquanto na xilotipia, os caracteres ficam presos ao bloco de madeira (como num carimbo fixo), na tipografia as letras são soltas, podem ser trocadas e reutilizados à vontade.
A tipografia foi rapidamente difundida, pois trouxe mais velocidade na reprodução. Ao acabarem com a fase de impressão de manuscritos, esses primeiros tipógrafos foram também os primeiros editores, pois encontraram elementos e soluções para facilitar a leitura como tamanhos de linhas, letras, paginação, que vieram a ser personalizados posteriormente.
1932
Gráfica Irmãos Di Giorgio
Fundação da Gráfica Irmãos Di Giorgio, primeira gráfica da família
1942
Criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.
As ações de qualificação profissional realizadas pelo SENAI formaram 73,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942. Esse resultado só foi possível porque o SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas 541 unidades fixas e 452 unidades móveis em 1,6 mil municípios brasileiros. O SENAI também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana.
Um exemplo das ações móveis do SENAI são os barcos-escola Samaúma I e II, que percorrem os rios da Amazônia e levam formação profissional aos moradores das cidades ribeirinhas.
Além de oferecer educação profissional de qualidade para os brasileiros, o SENAI, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, opera oito centros de formação profissional no exterior – em Angola, Cabo Verde, Guatemala, Guiné Bissau, Jamaica, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Timor Leste – e um centro de tecnologia ambiental no Peru.
O SENAI também estimula a inovação da indústria por meio de consultoria e incentivo às ações das empresas com o desenvolvimento de pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos que são decisivos para a competitividade das empresas brasileiras.
1951
1ª Edição da Drupa
Em 1951, acontecia a primeira edição da Drupa em Dusseldorf, Alemanha e desde então, esta tornou-se a maior feira dedicada à indústria gráfica no mundo
1969
Gráfica J. Di Giorigo
Fundação da Gráfica J. Di Giorigo & Cia Ltda
1991
12ª Fiepag
A Feira Internacional de Embalagem, Papel e Artes Gráficas, em São Paulo, bate o recorde do número de expositores: 500. É criado o Prêmio de Excelência Gráfica, promovido pela Abigraf e pela ABTG para estimular a qualidade no setor
2008
200 anos
A indústria gráfica comemora 200 anos de luta, conquista e muito desenvolvimento
2012
Letras & Versos
Ampliação do parque industrial J. Di Giorgio surgindo o segmento de gráfica digital – Letras e Versos & Cia Ltda.
2014
Implantação da campanha Two Sides no Brasil
Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada em 2008 por membros das indústrias de celulose, papel e comunicação impressa. Two Sides promove a produção e o uso responsável da impressão e do papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desse recurso. O papel, por ser proveniente de florestas certificadas e gerenciadas de forma sustentável, é um meio de comunicação excepcionalmente poderoso, de fonte renovável, reciclável e biodegradável.
2018
Impressos inteligentes
O virtual e o físico se comunicam, e assim, surgem os impressos inteligentes. RA + RV
Missão
Prover aos nossos clientes produtos e serviços de qualidade, agregando valor com excelência no atendimento, pontualidade nos prazos e comprometimento com a sociedade, atuando no setor gráfico de forma sustentável.
Visão
Estar entre as principais empresas do setor no país e ser reconhecida como referência de excelência em produtos e serviços gráficos, sempre de modo sustentável.